Coral Mitã Rory

A música é a expressão e a vida do povo Caiuá. Quem trabalha com a nação Caiuá, descobre no primeiro contato que eles amam música. Diz-se que os Caiuás não oram falando, mas com cânticos. Cantar e louvar é a maneira mais carinhosa de expressarem sua adoração e de falar com Deus.

Quando conhecem a Deus, amam adorá-lo cantando hinos e cânticos. Na igreja, o culto ou alguma reunião pode começar numa sexta-feira e estender-se pelo sábado e domingo. A maior parte do tempo será certamente investido em cânticos. Os homens, as mulheres, os adolescentes e as crianças expressam-se sempre da mesma forma — com música.

Foi com o intuito de cantar e louvar o Senhor Deus que surgiu o coral Mitã Rory, ou Criança Feliz. Como eles celebram suas festas com muito canto, esse coral já teve várias formações ao longo dos anos. Atualmente, 80 crianças de 8 a 13 participam da sua composição. Eles investem muito tempo juntos em seus ensaios, pois gostam de participar e todos dão o seu melhor.

O Coral Mitã Rory hoje é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Amambai/MS. Suas apresentações são frequentes em cidades, igrejas e principalmente na própria aldeia.

O objetivo de Ministérios Pão Diário, ao abraçar esse projeto especial da Escola Municipal Mitã Rory, foi realizar um sonho de 18 anos de todos aqueles que vêm trabalhando com este coral: gravar um DVD — com a venda deste recurso visamos levantar fundos para os custos de produção de uma edição especial do devocional Pão Diário na língua nativa Caiuá e também reformar a escola Mitã Rory.

logo